acfreelancer 31 de janeiro de 2018

Salvando o Planeta

img-empresa_videoO lixo orgânico descartado em um aterro sanitário se degrada através de um processo anaeróbico (na ausência de oxigênio). Este processo de decomposição produz metano (CH4), que é 72 vezes mais nocivo para a atmosfera do que o dióxido de carbono (CO2).

  • 1,3 bilhões de toneladas de alimentos comestíveis são desperdiçados anualmente…
  • Esse volume gera 3,3 bilhões de toneladas de CO2 equivalente de GEE por ano.
  • 250 trilhões de litros de água são utilizados na produção de alimentos desperdiçados anualmente, equivalente a três vezes o volume do Lago de Genebra, ou 130 vezes o volume dos mananciais da grande São Paulo.
  • 1,4 bilhões de hectares de terra – ou 28% da área agrícola do mundo – são usados anualmente para produção de alimentos desperdiçados.
  • Cerca de 50% dos resíduos sólidos urbanos são destinados a aterros sanitários
  • As emissões de metano dos aterros representa uma das maiores fontes de emissões de GEE proveniente de resíduos.

Nosso biodigestor LFC adota um processo aeróbio de decomposição (na presença de oxigênio), e produz CO2 e água de um modo natural, neutro de carbono.

Desperdício de Alimentos: fatos e números

  • O volume global de desperdício de alimentos é estimada em 1,6 bilhões de toneladas de equivalentes de “produtos primários”. O desperdício total de alimentos para a parte comestível de isso equivale a 1,3 bilhões de toneladas.
  • A pegada de carbono do desperdício de alimentos é estimada em 3,3 bilhões de toneladas de CO2 equivalente de GEE por ano.
  • O volume anual de água utilizado na produção de alimentos desperdiçados é 250km3, equivalente a três vezes o volume do Lago de Genebra.
  • Da mesma forma, 1,4 bilhões de hectares de terra – ou 28% da área agrícola do mundo – são usados anualmente para produção de alimentos desperdiçados.
  • A agricultura é responsável por uma diversas ameaças para espécies vegetais e animais rastreados pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).
  • Uma baixa porcentagem de todo o resíduo alimentar é destinado a compostagem: grande parte é destinada a aterros sanitários, e representa mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos.
  • As emissões de metano dos aterros representa uma das maiores fontes de emissões de GEE do sector dos resíduos.
  • A compostagem doméstica pode potencialmente desviar até 150 kg de resíduos alimentares por família por ano a partir de coleta de autoridades locais.
  • Os países em desenvolvimento sofrem mais perdas de alimentos durante a produção agrícola, enquanto que em regiões de média e alta renda, o desperdício de alimentos ao nível de varejo e consumo tende a ser maior.
  • As conseqüências econômicas diretas do desperdício de alimentos (excluindo peixes e frutos do mar) atingem US$ 750 bilhões anualmente.

Fontes: Food Wastage Key Facts

Resíduos Orgânicos no Brasil – ABRELPE

De acordo com Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), o Brasil gera 56,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) por ano, e aproximadamente 50% deste volume é orgânico, e a gestão de resíduos sólidos tem “trazido prejuízos ambientais e econômicos para o Brasil. … A evolução da gestão de resíduos, principalmente a destinação final, não tem acompanhado … o aumento da geração [de resíduos,]… e as quantidades de resíduos sem coleta, sem destinação adequada, e sem posterior aproveitamento são cada vez maiores.”

A geração de resíduos sólidos urbanos tem aumentado em termos absolutos, atingindo 210.000 ton / dia no país, com uma parcela alarmante de 50% deste volume caracterizado como matéria orgânica. Nos EUA são 12%, França são 23%, e Índia com 68%.

Somente em São Paulo, uma área total de 2,3 milhões m2 é utilizada para dispor 42 milhões de toneladas em 14 aterros encerrados, e mais 2 em operação (entre 1974 e 2007). Os resíduos orgânicos são responsáveis pela geração de 14% de GEE emitido no município.

Mais artigos referentes aos Resíduos & Impactos

Food Loss and Food Waste
08/06/2015

Boston grocery store tackles food waste and high produce prices in one fell swoop
07/06/2015

França aprova lei que proíbe desperdício de alimentos nos supermercados
22/05/2015

CNM mostra situação dos Municípios em relação à Política de Resíduos Sólidos
20/05/2015

Design Energy Group is the exclusive Bay Area distributor for the PowerKnot Liquid Food Composter (LFC)
15/04/2015

Resíduo alimentar é a maior fonte geradora de GEE apenas atrás da China e EUA
13/09/2014

Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em São Paulo
03/04/2014